quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2011

SUMÁRIO



APRESENTAÇÃO---------------------------------------------------------------------01
INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------02
DADOS DA IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA-----------------------------------03
MISSÃO----------------------------------------------------------------------------------04
IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO----------------------------------------------05
DIAGNÓSTICO------------------------------------------------------------------------06
OBJETIVOS-----------------------------------------------------------------------------07
PRINCÍPIOS NORTEADORES----------------------------------------------------08
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR----------------------------------------------09/10
DIRETRIZES----------------------------------------------------------------------------11
GARANTIAS----------------------------------------------------------------------------12
AVALIAÇÃO----------------------------------------------------------------------------13
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO----------------------------------------------------14
INSTRUMENTOS DA AVALIAÇÃO---------------------------------------------15
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------16







APRESENTAÇÃO

Este Projeto é um documento que configura a identidade desta Unidade Escolar com medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas e as Diretrizes Gerais da Proposta Pedagógica da Instituição. O Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, visando atingir os objetivos preestabelecidos e os Princípios Norteadores. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização. Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base os preceitos de cidadania. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá à Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Presidente Vargas, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática Pedagógica.

















INTRODUÇÃO

A Proposta Pedagógica da Escola Presidente Vargas, foi elaborada considerando a Lei de Diretrizes e Base do Ensino Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
Considerando que a Proposta Pedagógica é um documento escrito em ações planejadas e reflexivas que definem as intenções educativas da escola esta, fundamenta-se nos conhecimentos adquiridos sobre como as crianças, os jovens e os adultos aprendem, entendendo assim que, a função desta é orientar e garantir o aprendizado, não se configurando numa proposta definitiva, mas sempre real, na medida em que acompanhe as mudanças ocorridas a nível institucional, político, social, econômico e cultural.
Para que isso ocorra é preciso socializar discussões, pesquisas, recomendações e subsidiar a participação de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem.
A Proposta Pedagógica deverá focar suas ações na busca de melhoria e eficácia na qualidade da educação de forma flexível, a ser caracterizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e as transformações da realidade educacional empreendidas pelas autoridades, pela escola e professores, pois a busca de qualidade impõe necessidade de investimentos em diferentes frentes, tais como formação continuada de professores, auto-avaliação, materiais didáticos entre outros.
Para cumprimento dessa Proposta- Pedagógica a educação básica na Escola terá a seguinte constituição:
• Ensino Fundamental I;
• EJA (1º e 2º) segmentos







Dados da Identificação da Escola

I-Dados da Mantenedora:
Secretaria Estadual de Educação
Estado da Paraíba
Endereço: Centro Administrativo Jaguaribe - João Pessoa
II- Perfil da Escola
Caracterização:
A Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Presidente Vargas é constituída de quatorze docente e duzentos e noventa e seis discentes.
A Escola oferece à comunidade urbana e rural a primeira fase do Ensino Fundamental e EJA funcionando nos três turnos. É uma Escola de 56 anos de exercício, atualmente funcionando em Prédio da Antiga Escola Desembargador Feitosa Ventura, com extrema necessidade de reforma. Projeto já enviado.
Este Educandário é Escola CEPES Centro Paraibano de Educação Solidária, projeto implantado pelo Governo do Estado, visando melhorar a qualidade do Ensino e a valorização dos educadores. E é com base nesses princípios que desenvolvemos o nosso trabalho.
O corpo docente desenvolve seu trabalho pedagógico com eficácia, pois o mesmo realiza estudos e planejamentos coletivos de todas as séries de 1º ao 5º com o apoio da Coordenadora Pedagógica, Diretora, Vice-Diretora e Psicóloga Educacional.
Todo esse trabalho está em consonância com as metas dos Planejamentos Didáticos e do Plano de Organização Pedagógica da Escola despertando, no aluno, o raciocínio lógico, o caráter Crítico e participativo em prol da plena cidadania.
Todas as Ações realizadas por essa Escola seguem as diretrizes e normas da Secretaria Estadual de Educação sob orientação da 5ª Gerência Regional de Educação, órgão responsável pela educação no Cariri Paraibano, e Sediada na cidade de Monteiro. Empenhada na busca da excelência dos Serviços prestados, a equipe desta Escola através, de ações concretas, procuram crescer a cada dia, acreditando ser capaz de fazer uma Educação de qualidade.


Missão

Assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da Sociedade. Oferecer o espaço para a organização e sistematização do conhecimento, desenvolvimento integral do educando; formação para a cidadania; aprimoramento da pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e crítico, garantindo as condições necessárias para o exercício pleno da cidadania e da construção do conhecimento sistematizado, propiciando uma aprendizagem mais efetiva e, consequentemente, maior sucesso escolar com melhores índices de avanço. Considerando também a importante missão de oferecer práticas pedagógicas que atenda às diferenças, valorizando-as como elementos de crescimento, fazendo-se necessário diversificar e adaptar os conteúdos, a fim de garantir a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais ou defasados idade/série.















Identificação do Município

O Município de Sumé localiza-se no Cariri Paraibano, encravado no semi-árido do Nordeste Brasileiro, a uma distância de 261 km da capital, João Pessoa, numa altitude de 533 metros, localizado geograficamente a 7º40’ 13’ – latitude Sul e 36º 52’ 58’ – longitude Oeste, faz parte da micro-região homogênea do Cariri Ocidental paraibano e apresenta uma população de 16.060 habitantes (censo populacional 2010, IBGE), e uma área de 838, 066 km, com densidade demográfica de 19,16 habitantes por km, o que lhe confere a posição de segundo maior Município da micro-região do Cariri Ocidental Paraibano contribuindo com 15% da população e 13,19% da área da micro-região em que se situa.
Sumé apresenta um relevo ondulado, sendo as Serras dos Sucurus a principal elevação onde tem início à área urbana do município, que se estende até o Vale do Rio Sucuru (um dos três formadores do rio Paraíba), na confluência com o seu principal afluente, o Riacho de Pedra Comprida, antigo São Thomé. Sua climatologia é caracteristicamente semi-árida, apresentando um regime de chuvas variando entre 600 e 800 mm anuais e temperatura média entre 26º e 35º C.














Diagnóstico

A Escola E.E.E.I.E.F. Presidente Vargas, situa-se em ponto estratégico da cidade, atende uma clientela diversificada da zona urbana com 257 alunos e 39 alunos da zona rural.
A maioria dos alunos provém de famílias carentes, beneficiados dos Programas do Governo Federal, e de pouco grau de instrução o que dificulta sua participação de maneira efetiva na vida escolar do aluno.
Existem aqueles que provêm de pais funcionários Públicos Municipais e Estaduais, autônomos que apresentam um padrão de vida mais elevado e dão uma melhor assistência ao filho.
Os discentes apresentam comportamentos diversificados; carência falta de estrutura familiar, rebeldia, dificultando dessa forma o processo de ensino-aprendizagem. Temos também alunos que apresentam um melhor desempenho escolar cuja família acompanha o filho e participa do dia-a-dia do processo escolar.
O trabalho docente realiza uma prática de inclusão lutando contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, no intuito de construir uma sociedade igualitária e inovadora que seja capaz de compreender e valorizar as diferenças.
No Processo educativo é necessário buscar continuamente o saber por isso 76% dos professores já concluíram o curso de Licenciatura plena em pedagogia, os outros 24% estão cursando, enquanto dois estão em fase de conclusão e uma em especialização. Frequentemente são assistidos pedagogicamente com capacitações e formações continuadas, todos têm acesso a computador com internet em suas residências o que possibilita melhores condições para a realização do trabalho sistematizado. A nossa Escola vem desenvolvendo o Projeto Gesto Exemplar onde todos que fazem parte desta Instituição estão envolvidos para alcançarmos o nosso objetivo em comum que é de oferecer uma escola de qualidade, atualmente estamos enfocando o tema: Construindo Valores e Alcançando Cidadania, que também será trabalhado em 2012.





Objetivos

• Oferecer condições necessárias para que os educandos encontrem oportunidades de exercer sua cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir em estudos posteriores;
• Estabelecer parâmetros para alcançar um número cada vez maior de crianças na escola, bem como, a sua permanência, em sala de aula;
• Resgatar e difundir os valores indispensáveis à formação política de cidadãos participativos e conscientes de seus direitos e deveres;
• Contribuir para a melhoria e a qualidade do ensino existente, visando à redução do índice de evasão e repetência;
• Desenvolver práticas educativas garantindo a socialização e convivência com a diversidade humana;
• Contribuir com os programas e Projeto educacional visando à realidade da comunidade;
• Incentivar a autonomia e ao trabalho coletivo promovendo a igualdade entre todos;
• Intervir aos conflitos que ocorrem no dia-a-dia na escola;
• Colaborar com o desenvolvimento psicológico (emocional dos alunos);
• Integrar as famílias às ações educacionais desenvolvidas pela escola;
• Valorização dos princípios éticos e morais.












Princípios Norteadores

O novo sistema educacional propõe uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira. Para isso é preciso considerar os interesses e as motivações dos educandos e garantir aprendizagens significativas para a formação de cidadãos livres, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade. Assim, as ações pedagógicas serão norteadas pelos seguintes princípios:
• Igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola;
• Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber crítico, direcionado por objetivo definido coletivamente;
• Pluralismo a autonomia dos sujeitos da ação educativa, sem imposições externas;
• Gestão democrática, que enfrenta a exclusão e a reprovação dos alunos;
• Gratuidade do Ensino;
• Garantia do padrão de qualidade técnica e política para todos;
• Condição para o exercício da cidadania;
• Valorização das experiências extra-escolares;
• Valorização a profissionalização do magistério (formação inicial e continuada);
• Projetos de Capacitação e Incentivo aos Docentes e Discentes.










Organização Curricular

Na E.E.E.J.E.F. Presidente Vargas, a proposta pedagógica privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizado, para isso, os conteúdos curriculares da base Nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Todo currículo é desenvolvido através de Unidades Didáticas, que se organizam englobando as várias áreas do conhecimento voltadas para as experiências e a realidade dos discentes e sua implementação deve ter coerência com as orientações e normas definidas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. (Resolução e Pareceres do CNE para o Ensino Fundamental-1988) e com as orientações contidas nos PCN-S Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1988).
O Currículo para crianças de seis anos deve ser organizado e orientado para a construção de diferentes linguagens e para as relações que a criança estabelece com os objetivos do conhecimento: movimento, música, arte, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemática.
I – Base Nacional comum
- Língua Portuguesa;
- Arte;
- Educação Física;
- História;
- Geografia;
- Ciências;
- Matemática;
- Ensino Religioso.
II Temas Transversais
- Ética e cidadania;
- Diversidades Culturais;
- Educação Ambiental;
- Saúde;
- Orientação Sexual;
- Trabalho Consumo;
- Temas Locais.

Observações:
a) A parte diversificada do currículo segue os referenciais- Temas Transversais- contidos nos PCN’s- Parâmetros Curriculares Nacionais e será utilizada para contextualizar, sempre que possível, os conteúdos das disciplinas da Base Nacional Comum, acrescentando-se aulas de Inglês.


















Diretrizes

No desejo de possibilitar aos educandos o domínio de instrumentos que os capacitem a relacionar conhecimento de modo significativo e também a utilizar esses conhecimentos na transformação e construção de novas relações sociais, tomamos por base as seguintes diretrizes.
a) A organização e a aplicação dos conteúdos de forma contextualizada e interdisciplinar, proporcionando os conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Arte e Educação Física;
b) Adoção de métodos e técnicas que contribuam para a efetivação da aprendizagem diversificada;
c) Desempenho das funções de direção de docentes vinculados, articulados com os órgãos normativos dos sistemas de ensino;
d) A integração da escola com a comunidade, garantindo o fortalecimento dos vínculos com a família dos discentes, e os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
e) Avaliação desenvolvida sistematicamente durante todo o processo de ensino e aprendizagem.













Garantias

Tendo em vista a oferta de uma formação de qualidade para todos, apresentamos o currículo comum para a Formação Escolar, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido, numa realidade com características diferenciadas, considerando as peculiaridades culturais e regionais.
Acesso a programas suplementares tais como Livro Didático, Merenda Escolar, Ações da Saúde, Esporte e Cultura.



















Avaliação

A Avaliação é a parte integrante e fundamental do processo educativo. Mas a avaliação não deve deter-se apenas na aprendizagem do aluno. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Os resultados da aprendizagem são aferidos através da avaliação sistemática e contínua dos trabalhos.



















Objetivos da Avaliação

I – Acompanhar e Verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos;
II – Verificar se o aluno transfere conhecimentos na resolução de situações novas;
III – Avaliar se o aluno está assimilando os conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos;
IV – Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado;
V – Repensar novas estratégias de trabalhos em classe;
VI – Realizar Seminários na Apresentação dos Trabalhos expostos.

















Instrumentos de Avaliação

São instrumentos de avaliação:
I – Todo trabalho realizado com o aluno, individualmente ou em grupo;
II – Provas, trabalhos de pesquisa, lista de exercícios, produções textuais, situação problema, entrevista, entrega de trabalhos com pontualidade, participação e envolvimento nas aulas, seminários, entre outros.



















Critérios de Avaliação

O sistema de avaliação compreende os seguintes critérios:
• Avaliação do rendimento escolar;
• Apuração de frequência;
• Ao término do ano letivo será extraída a média anual final em cada componente curricular, que será resultante da média aritmética das notas bimestrais;
• Será considerado promovido o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as disciplinas e frequências anual igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular.

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