segunda-feira, 21 de novembro de 2011


ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
5ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
E.E.E.I.E.F. PRESIDENTE VARGAS
END. ANTONIO CAZUZA S/N – CENTRO
CEP: 58540-000  TEL: (83) 3353-2717
SUMÉ – PB / CEPES – SU - I













SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
01
INTRODUÇÃO
02
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
03 e 04
MISSÃO
05
IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO
06
DIAGNÓSTICO
07 e 08
OBJETIVOS
09
PRINCIPIOS NORTEADORES 
10


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 
                                       11e   12
DIRETRIZES
13
GARANTIAS
14
AVALIAÇÃO
15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
16










APRESENTAÇÃO


Este Projeto é um documento que configura a identidade desta Unidade Escolar com medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas e as Diretrizes Gerais da Proposta Pedagógicas da Instituição. O Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, visando atingir os objetivos preestabelecidos e os Princípios Norteadores. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para  uma grande realização. Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá a E.E.E.I.E.F. Presidente Vargas, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática Pedagógica.















INTRODUÇÃO

A Proposta Pedagógica da Escola Presidente Vargas, foi elaborada considerando a Lei de Diretrizes e Base do Ensino Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Crianças e do Adolescente e o Disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
Considerando que a Proposta Pedagógica é um documento escrito em ações planejada e reflexiva que define as intenções educativas da escola. Deve-se fundamentar-se nos conhecimentos adquiridos sobre como as crianças, os jovens e os adultos aprendem, sobrelevamos que a função desta é orientar e garantir a ocorrência dos investimentos no Sistema Educacional. Portanto não se configurando numa proposta definitiva, mas sempre real, na medida em que acompanhe as mudanças ocorridas a nível institucionais político, social, econômico e cultural.
Para que isso ocorra é preciso socializar discussões, pesquisas, recomendações e subsidiar a participação de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem.
A Proposta Pedagógica deverá focar suas ações na busca de melhoria e eficácia na qualidade da educação de forma flexível, a ser caracterizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e as transformações da realidade educacional empreendidas pelas autoridades, pela escola e professores, pois a busca de qualidade impõe necessidade de investimentos em diferentes frentes, tais como formação continuada de professores, auto-avaliação, materiais didáticos entre outros.
Para cumprimento dessa Proposta- Pedagógica a educação básica na Escola terá a seguinte constituição:
·         Educação Infantil;
·         Educação Fundamental.





Dados da Identificação

I-Dados da Mantenedora:
Secretaria de Educação e Cultura
Estado da Paraíba
Endereço: Secretaria de João Pessoa

II- Perfil da Escola
Caracterização:
A Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Presidente Vargas é Constituída de Vinte e dois docentes e Trezentos e oitenta e cinco discente.
A Escola oferece à comunidade urbana e rural a primeira frase do Ensino Fundamental e EJA funcionando nos três turnos. É a Escola de 55 anos de exercício, atualmente funcionando em Prédio da Antiga Escola Desembargador Feitosa Ventura, beneficiada pelas reformas realizadas em sua estrutura física no ano de dois mil e seis (2006).
Este Educandário é Escola CEPES Centro Paraibano de Educação Solidária, projeto implantado pelo Governo do Estado, visando melhorar a qualidade do Ensino e a valorização dos educadores. E é com base nesses princípios que desenvolvemos o nosso trabalho.
O corpo docente desenvolve seu trabalho pedagógico com eficácia, pois o mesmo realiza estudos e planejamentos coletivos de todas as séries, com o apoio da Diretora, Vice-Diretora, supervisora e coordenadora dos Programas:
A Base é Fundamental, Circuito Campeão, Se Liga Paraíba e Acelera Brasil para organizar os seus trabalhos, e planejamento promovendo assim a interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos, Somando as finalidades e respondendo as necessidades do educando. Todo esse trabalho está em consonância com as metas dos Planejamentos Didáticos e do Plano de Organização Pedagógica da Escola despertando, no aluno, o raciocínio lógico, o caráter Crítico e participativo em prol da cidadania plena.
Todas as Ações realizadas por essa Escola seguem as diretrizes e normas da Secretaria de Educação e Cultura sob orientação da 5ª Gerência, órgão responsável pela educação no Cariri Paraibano, e Sediado em nossa cidade. Também recebem o apoio da Prefeitura Municipal.
Empenhada na busca da excelência dos Serviços prestados, a equipe desta Escola através, de ações concretas, procura crescer a cada dia, acreditando ser capaz de fazer uma Educação de qualidade.
















Missão

Assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da Sociedade.



















Identificação do Município

O Município de Sumé localiza-se no Cariri Paraibano, escravado no semi-árido do Nordeste Brasileiro, a uma distância de 261 km da capital, João Pessoa, numa altitude de 533 metros, localizado geograficamente a 7º40’ 13’ – latitude Sul e 36º 52’ 58’ – longitude Oeste, faz parte do micro região homogênea do Cariri Ocidental paraibano e apresenta uma população de 16.456 habitantes (censo populacional 2007, IBGE), e uma área de 843,20 km, com densidade demográfica de 17,81 habitantes por km, o que lhe confere a posição de segundo maior Município do micro região do Cariri Ocidental Paraibano, contribuindo com 15% da população e 13,19% da área do micro região em que se situa.
Sumé apresenta um relevo ondulado a suave ondulado, sendo as Serras dos Sucurus a principal elevação e, em sujo sopé, tem início a área urbana do município, que se estende até o Vale do Rio Sucuru (um dos três formadores do rio Paraíba), na confluência com o seu principal afluente, o Riacho de Pedra Comprida, antigo São Thomé. Sua climatologia é caracteristicamente semi-árida, apresentando um regime de chuvas variando entre 600 e 800 mm anuais e temperatura média entre 26º e 35º C.










Diagnóstico

A Escola E.E.E.I.E. F. Presidente Vargas, situa-se em ponto estratégico da cidade, atende uma clientela diversificada da zona urbana e rural.
A maioria dos alunos provém de famílias carentes, beneficiados dos Programas do Governo Federal, e de pouco grau de instrução o que dificulta sua participação de maneira efetiva na vida escolar do aluno.
Existem aqueles que provêm de pais funcionários Públicos Municipais e Estaduais, autônimos que apresentam um padrão de vida mais elevado e dão uma  melhor assistência ao filho.
Os discentes apresentam comportamentos diversificados, carência, falta de estrutura familiar, rebeldia, dificultando no processo de ensino-aprendizagem. Temos também alunos que apresentam um melhor desempenho escolar cuja família acompanha o filho e participa do dia-a-dia do processo escolar.
Contamos com assistência à saúde através da participação da equipe do Programa de Saúde da Família, principalmente os dentistas realizam palestras, aplicação de flúor, distribuição de escovas, creme dental.
O trabalho docente realiza uma prática de inclusão lutando contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, no intuito de construir uma sociedade igualitária e inovadora que seja capaz de compreender e valorizar as diferenças.
No Processo educativo é necessário buscar continuamente o saber por isso 70% dos professores já concluíram o curso de Licenciatura em plena pedagogia. E freqüentemente é assistido pedagogicamente com capacitações e formações continuadas, o que possibilita a todos, melhores condições para realização do trabalho sistematizado.
Sendo a maior parte destas capacitações e formações oferecidas através de convites da Secretaria Municipal de Educação a qual trabalhamos em parceria; que, além de explorar o processo de ensino aprendizagem trabalham também as relações de inclusão concomitamente a essa prática.
Na nossa escola existe a parceria com o instituto Airton Senna, com os Programas: A Base é Fundamental, Se liga Paraíba e Acelera Paraíba, nos quais contamos com duas supervisoras no acompanhamento os trabalhos.

Objetivos

·         Oferecer condições necessárias para que o educando encontre oportunidades de exercer sua cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir em estudos posteriores;
·         Estabelecer parâmetros para alcançar um número cada vez maior de crianças na escola, bem como, a sua permanência, em sala de aula;
·         Resgatar e difundir os valores indispensáveis à formação política de cidadãos participativos e conscientes de seus direitos e deveres;
·         Contribuir para melhoria e a qualidade do ensino existente, visando à redução do índice de evasão e repetência;
·         Desenvolver práticas educativas garantindo a socialização e convivência com a diversidade humana;
·         Contribuir com os programas e Projeto educacional visando à realidade da comunidade;

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